Average revenue per user

Average Revenue Per User (ARPU) significa a receita média por cliente (ou usuário).

É um indicador utilizado por empresas que oferecem serviços de assinatura para os clientes, por exemplo, empresas de telefonia móvel, IPTV (Internet Protocol Television), Internet e empresas de entretenimento que baseiam seus serviços em assinatura. É uma medida da receita gerada por um telefone do cliente, pager, etc, por unidade de tempo, geralmente por ano ou mês. Na telefonia móvel, o ARPU inclui não apenas as receitas cobradas para o cliente de cada mês para o uso, mas também a receita gerada a partir de chamadas recebidas, a pagar dentro do regime de regulação de interconexão. Em telefonia móvel, exclui-se a receita oriunda de venda de devices (telefones celulares, modems, tablets, etc), pois estes não fazem parte do core business da empresa.[1]

Este KPI proporciona à empresa uma visão granular em uma base por usuário ou unidade e permite que ele para rastrear as fontes de receita e crescimento.

As operadoras de telefonia móvel e empresas de internet costumam oferecer conteúdo adicional a seus usuários sob a forma de Serviços de Valor Agregado (SVA), tais como aplicativos de streaming de música, assinaturas de revistas, antivírus, serviços de cloud storage, entre outros. Estes serviços são contabilizados no ARPU, gerando não só aumento da receita, mas também aumentando a fidelização.

No Brasil as empresas oferecem como informativo aos acionistas informações sobre ARPU, e outros KPI's importantes.

  1. «tree_out_glossario». www.b2i.us. Consultado em 5 de fevereiro de 2009 

Developed by StudentB